quarta-feira, 19 de setembro de 2012


A proposta foi criar um desenho utilizando pela primeira vez a ferramenta desenho vetorial "Draw". Certamente as crianças vão se sair melhor nessa tarefa pois minha coordenação motora não é muito evoluída!! (risos)

DIA DA ÁRVORE

Trabalhando o vocabulário de texto científico:
 Como em nossa escola há inúmeras árvores de ipê, vamos ler e interpretar o texto científico de Semira Adler Vainsencher, que é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
IPÊ      
   
           O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família   das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d’arco, no Norte vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.
         A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.
  A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de agüentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.
       As diversas variedades de ipê recebem os respectivos nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, as bigoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies. As que mais se destacam, porém, são as seguintes:

  1. ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás; 
  2. ipê-branco ou ipê-mandioca (tecoma Alba) – é encontrado nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná;
  3. ipê-tabaco (tecoma insignis) – a árvore é mais baixa que as demais, porém apresenta uma ramagem abundante;
  4. ipê-contra-a-sarna (tecoma impetiginosa);
  5. ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – é encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás;
  6. ipê-do-brejo (tecoma umbellata) – é mais comum nos alagados e mangues dos rios de Minas Gerais e São Paulo.
     A casca, a entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes.
No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau-Brasil.

* Pesquise no dicionário o significado das palavras a seguir:
 1) Diversas:
2) Floração
3) Folíolos:
4) Resistência:
5) Amidalite
6) Estomatite:
7) Dermatite:
8) Espécies:

 

DIA DA ÁRVORE

Trabalhando texto poético:


As Três Árvores

Imaginemos três pequenas árvores que sonhavam o que seriam
depois de grandes.
A primeira queria ser o baú mais precioso do mundo, cheio de
tesouros; a segunda queria ser um grande navio para transportar
reis e rainhas.
A terceira árvore queria ficar no alto de uma montanha e crescer
tanto que as pessoas quando olhassem para ela, levantassem seus
olhos e pensassem em Deus.
Mas, a primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de
animais coberto de feno, a segunda virou um simples barco de pesca
carregando pessoas e peixes todos os dias e a terceira árvore mesmo
sonhando em ficar no alto de uma montanha, acabou cortada em
grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Mas numa certa noite, uma jovem mulher colocou seu neném nascido
naquele cocho de animais e de repente a primeira árvore percebeu que
continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore anos mais tarde acabou transportando um homem
que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase
afundou o pequeno barco o homem levantou-se e disse ao mar revolto:
_" Sossega ";
e entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se
quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi
pregado nela, pois fora condenado a morte mesmo sendo inocente.
Logo sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo o mundo vibrou de
alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um
homem para a salvação da humanidade e que as pessoas se
lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.


" O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. "

Pense nisto !





DIA DA ÁRVORE

Trabalhando texto INFORMATIVO: 

Município é condenado a pagar por danos de carro atingido por árvore

Árvore caiu sobre carro estacionado em uma rua de Maringá, no Paraná.
Justiça diz que município foi omisso e terá que pagar R$ 29 mil a proprietário.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou o município de Maringá, no norte do Paraná, a pagar R$ 29.073,50 ao dono de uma caminhonete S-10 que foi atingida por uma árvore quando estava estacionada em uma rua da cidade. A indenização é referente a danos materiais, já que foi constatado que as raízes da árvore estavam podres.
O acidente aconteceu em abril de 2009. De acordo com o relatório da desembargadora Dulce Maria Cecconi, da 1.ª Câmara Cível do TJ-PR, “está provada a omissão do município, porque omitiu as providências necessárias para erradicação da árvore, que o autor pedira muito tempo antes do acidente, porque as raízes já estavam visivelmente podres e o risco de ruína da árvore era evidente até para os leigos”.
Cecconi ainda relata que fotografias do veículo e depoimentos de testemunhas ajudaram a comprovar que o dano à caminhonete ocorreu por causa da queda da árvore, que é de responsabilidade do município. A Prefeitura tinha conhecimento do problema, uma vez que protocolos de maio e outubro de 2008, quase um ano antes do acidente, comprovam o pedido para remoção da árvore e nada foi feito.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá informou ao
G1, nesta sexta-feira (31), que vai cumprir a decisão e ainda comentou que casos como este são recorrentes, já que a cidade é bastante arborizada e a maioria das árvores tem muitos anos.


* Interpretação de texto:
  1. Do que se trata o texto?
  2. Quando aconteceu o acidente?
  3. Por que a árvore caiu em cima do carro?

* Produza um texto em forma de carta como se você fosse o dono da camionete, contando como aconteceu o acidente, explicando como se sentiu e porque lutou por seus direitos.

* Caça Palavras:
Procure no caça palavras apenas o que se relaciona ao texto e pinte:

A
S
A
U
D
E
K
U
L
L
Z
X
U
B
U
M
O
A
A
R
V
O
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E
L
M
H
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N
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C
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P
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E
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G
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Z
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V
D
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V
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A
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F
C
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L
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G
R
I
A
L

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Explorando a barra de ferramentas " Edubar"

      Durante a aula do curso de tecnologias do dia 12 de setembro, a professora nos mostrou inúmeras possibilidades de como utilizar o computador interdisciplinando com os conteúdos da série sem utilizar a internet.
      A proposta é sugerir alguns jogos para utilizarmos com as crianças e mostrar o caminho para chegar até eles.
Para chegar até os jogos é necessário abrir a Barra de ferramentas “Edubar” que normalmente abre automaticamente e se instala no dekstop dos computadores dos Laboratórios de informática das Escolas Municipais de Ponta Grossa.
     A maioria dos jogos são úteis e bastante interessantes, portanto torna-se difícil escolher apenas alguns para postar aqui, mas é interessante que cada professora entre e explore os jogos e ferramentas deste programa.
Aqui vão algumas sugestões de jogos:
Para todos os jogos o caminho é praticamente o mesmo:
  1. No desktop, (parte superior) há uma barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC;
  2. Vai para Multidisciplinar;
  3. Série educacional (Gcompris)
  4. Vai abrir uma tela colorida com um pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião;
    Do lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros jogos educacionais separados por matérias.
     
    É importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em objetivos ou caminho e explica cerrtinho como jogar.
    Para alguns jogos é necessário ter um fone de ouvido instalado pois ele fala alguns comandos;
    Vou sugerir um joguinho que achei interessante de cada disciplina (animalzinho):
    * Porquinho (atividades de experiência): Ciclo d'água: (é o terceiro tópico, um desenho de uma nuvem com chuva). Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo.
    * Vaquinha (atividades de leitura): Complete com a letra que falta ( é o quinto tópico, um desenho das letras A e C e um ponto de interrogação). Apesar de extremamenter tradicional, as propostas de completar palavras são muito eficazes para as séries iniciais de alfabetização e a medida que você vai clicando e acertando, as palavras vão se tornando mais complexas. No computador, algo que já está praticamente saturado no papel fica muito mais divertido e instigante para as crianças;
    * Ursinho (quebra- cabeça): No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeça para o desenvolvimento físico, neurológico e psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos, algumas pessoas afirmam que esse brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de problemas. Na minha opinião todos os quebra cabeças desse tópico são muito interessantes. O Tangran faz as crianças criarem diversas imagens e a imaginação vai longe.
    * Pinguim: (atividades de descoberta): O quinto tópico (desenho de um quadrado e triângulo) há um jogo das horas, o desenho é um relógio muito legal. É extremamente interessante e útil para aprender a utilizar relógio corretamente, proposta que normalmente fazemos no caderno. No computador fica muito mais divertido, o computador dá as horas e a criança precisa mexer os ponteiros com o mouse até chegar na hora certa. A medida que vai acertando as horas vão mudando.Adorei!
    * Sapo (jogos de estratégia): Neste tópico destaco o xadrez, em nossa escola os alunos amam jogar no tabuleiro e nem sempre possuem uma dupla, ali eles podem jogar sozinhos, além de ampliar o raciocínio o xadrez é um jogo maravilhoso de concentração.
    * Ursinho (Atividades de diversão): Neste tópico também prefiro não sugerir uma atividade determinada, acho que a turma pode ficar livre neste tópico pois todos os joguinhos são divertidos.
    * Ovelhinha (atividades de matemática): Neste tópico há atividades para todas as séries do Ensino fundamental e também da educação infantil. Destaco o primeiro íten, (desenho de números). Lá há um jogo (desenho de dados) em que a criança precisa escrever o número dos dados antes que ele caia no chão, para as séries iniciais é muito legal, pois o aluno precisa ser ágil e quantificar corretamente para não perder.
    * Gatinho (descobrir o computador): Nesse ítem há como brincar com os periféricos (mouse e teclado) do computador. Destaco o segundo ítem (desenho de uma pirâmide) onde a criança precisa digitar a letra que aparece rapidamente. Também é muito interessante para séries de alfabetização, pois as crianças precisam escrever rapidamente. Isso ajuda muito a aprender a utilizar o teclado e digitar com mais rapidez.
    Além de todos esses joguinhos há muitos outros, a barra deferramentas Edubar é formidável, maravilhosa mesmo!