sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROJETO BRINCADEIRAS ANTIGAS


ESCOLA MUNICIPAL FIORAVANTE SLAVIERO
PROFESSORAS: JULIANA SOLTES E VANDA TAQUES ALMEIDA

JUSTIFICATIVA:

Atualmente as crianças só pensam em brincar de jogos eletrônicos, videogames e computadores. Antigamente as brincadeiras eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa- anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram brincadeiras de antigamente. Mas hoje quase não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo que as crianças fiquem horas e horas em frente da televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes. Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo. Pensando nisso, pensamos em resgatar essas brincadeiras utilizando um importante aliado: o computador. Vamos mostrar as crianças que a internet nos mostra várias brincadeiras das quais alguns nem fazem ideia da existência.


OBJETIVOS:
    Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
    Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais;
    Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado;
    Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam;
    Confeccionar um brinquedo utilizando material reciclável;
    Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente;
DESENVOLVIMENTO:
     Primeiramente levaremos os alunos ao Laboratório de Informática. Lá conversaremos sobre os jogos que costumam brincar no computador pediremos para que comparem com os que seus pais brincavam antigamente.
Pediremos que os alunos pesquisem no google brincadeiras antigas. Depois disso levaremos os mesmo até a quadra da escola para que brinquem como viram na internet;
Vamos propor uma entrevistas com os pais e avós. Cada aluno perguntará quais brincadeiras os pais ou avós mais gostavam e na próxima aula vão mostrar aos amigos e ensiná-los;
Pesquisar no google imagens os brinquedos antigos e utilizar materiais recicláveis para tentar confeccionar um. Depois mostrar para a turma;


RESULTADOS:
Espera-se que após o Projeto as crianças aprendam a gostar das brincadeiras e brinquedos antigos e percebam que é muito mais divertido brincar de verdade ao em vez de passar o recreio correndo e gritando ou as tardes longe da escola estagnados em frente a televisão ou computador.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e pelo seu projeto.

    ResponderExcluir
  2. Nossas crianças hoje não sabem mais brincar como nós brincávamos.

    ResponderExcluir
  3. As crianças de hoje precisam conhecer e resgatar as brincadeiras do tempo de seus avós e pais.

    ResponderExcluir
  4. Professora, ótimo tema. Resgatar com os alunos brincadeiras antigas é vivenciar também a nossa infância.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Esse resgate das brincadeiras é muito importante pois as crianças conseguem vivenciar experiências que muitas vezes ficaram perdidas no tempo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela escolha do tema! Através do resgate das brincadeiras antigas as crianças tem a oportunidade de ampliar o leque cultural e nos faz viajar pelo tempo. Como é bom lembrar a nossa infância!

    ResponderExcluir
  7. Oportunizar momentos que desenvolvem a socialização tão necessária no resgate dos valores, além das atividades físicas contribuem para experiências significativas como a do seu projeto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir