segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O uso das mídias no cotidiano escolar


Estamos sempre em busca de conhecimentos que ampliem a possibilidade de melhorar a cada dia a nossa prática educativa. A introdução do computador no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos advém do acelerado processo de informatização da sociedade. Atualmente, não há serviço público que seja prestado sem o auxílio do computador. O computador começa a estar de tal forma enraizado no nosso cotidiano, que passar duas ou três horas por dia em frente a um computador, passou a ser um hábito como, por exemplo, tomar banho diariamente.
Consideramos o fato de que, tendo acesso a um computador, uma criança tem acesso a muita informação, muitas vezes, pouco confiável ou utilizada erradamente, porém, isso não deverá constituir um problema. Cabe à escola e a nós, profissionais da educação, o dever de ensinar a criança a avaliar as informações presentes na internet.
Deste modo, em contato com o computador, percebemos que no Ensino Fundamental a criança aprende desde cedo a entender e a articular o que é pensamento mecânico e o que não é. Essa habilidade pode permitir-lhe, quando confrontada com algum problema a escolher a forma de pensamento mais adequada para resolvê-lo.
Assim sendo, apresentar o computador à criança na escola, desmistificá-lo, mostrar à criança o seu potencial e as suas limitações, ensinar a utilizá-lo e a dominá-lo, são funções a que nenhuma escola se pode negar hoje em dia. Não esquecemos de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poderem participar no processo de geração e incorporação da tecnologia a que o nosso mundo se viu invadido. E a informática está no centro de toda essa tecnologia, a qual já fazemos parte há algum tempo, pois possuímos um excelente Laboratório de Informática na escola e as crianças estão cada vez mais autônomas na utilização dos computadores, aprendendo de forma divertida e instigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário