terça-feira, 29 de novembro de 2011

Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Relatório final do Projeto Brincadeiras Antigas Curso de introdução à Educação Digital: E-proinfo/MEC



Escola Municipal Fioravante Slaviero
Professoras: Juliana Aparecida Soltes e Vanda Taques Almeida

O projeto Brincadeiras antigas surgiu da necessidade de se estabelecer vínculos com as brincadeiras do passado aliando a tecnologia a essas informações. Os alunos já nasceram na era digital e demonstram interesse enorme em qualquer novidade relacionada a isto. Então, nada melhor do que utilizar as novas tecnologias a favor das brincadeiras antigas, que são tão mais saudáveis e divertidas.
Nosso projeto ainda não terminou e está sendo aplicado uma vez por semana com todas as turmas de nossa escola, isso tem sido muito legal, pois eles conversam entre si nos momentos de recreio, entrada e saída.
Sentimos muita dificuldade nos primeiros dias, pois as crianças não estavam habituadas a usar a internet no Laboratório de informática então, até todos entenderem (principalmente os mais novos) onde digitar o endereço dos sites, onde pesquisar e clicar para pesquisar. O trabalho inicial foi bastante árduo, mas valeu a pena, pois atualmente a maioria das crianças já chegam ao laboratório, ligam os computadores e acessam a internet com autonomia.
Durante as pesquisas, muitos encontraram brinquedos e brincadeiras das quais jamais tinham brincado, ou ouvido falar e demonstraram muita curiosidade. Acertamos no tema, pois uniu antiguidades e tecnologia, mantendo todos curiosos e interessados! Os alunos realizaram uma entrevista com os pais e avós e com isso além de se aproximarem mais da infância dos mesmos ainda realizaram inúmera descobertas. Certamente continuaremos com projetos no Laboratório de Informática, pois parece que o ambiente incentiva ainda mais a criatividade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário