Durante
a aula do curso de tecnologias do dia 12 de setembro, a professora
nos mostrou inúmeras possibilidades de como utilizar o computador
interdisciplinando com os conteúdos da série sem utilizar a
internet.
A
proposta é sugerir alguns jogos para utilizarmos com as crianças e
mostrar o caminho para chegar até eles.
Para
chegar até os jogos é necessário abrir a Barra de ferramentas
“Edubar” que normalmente abre automaticamente e se instala no
dekstop dos computadores dos Laboratórios de informática das
Escolas Municipais de Ponta Grossa.
A
maioria dos jogos são úteis e bastante interessantes, portanto
torna-se difícil escolher apenas alguns para postar aqui, mas é
interessante que cada professora entre e explore os jogos e
ferramentas deste programa.
Aqui vão
algumas sugestões de jogos:
Para
todos os jogos o caminho é praticamente o mesmo:
- No desktop, (parte superior) há uma barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC;
- Vai para Multidisciplinar;
- Série educacional (Gcompris)
- Vai abrir uma tela colorida com um pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião;Do lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros jogos educacionais separados por matérias.
É importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em objetivos ou caminho e explica cerrtinho como jogar.Para alguns jogos é necessário ter um fone de ouvido instalado pois ele fala alguns comandos;Vou sugerir um joguinho que achei interessante de cada disciplina (animalzinho):* Porquinho (atividades de experiência): Ciclo d'água: (é o terceiro tópico, um desenho de uma nuvem com chuva). Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo.* Vaquinha (atividades de leitura): Complete com a letra que falta ( é o quinto tópico, um desenho das letras A e C e um ponto de interrogação). Apesar de extremamenter tradicional, as propostas de completar palavras são muito eficazes para as séries iniciais de alfabetização e a medida que você vai clicando e acertando, as palavras vão se tornando mais complexas. No computador, algo que já está praticamente saturado no papel fica muito mais divertido e instigante para as crianças;* Ursinho (quebra- cabeça): No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeça para o desenvolvimento físico, neurológico e psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos, algumas pessoas afirmam que esse brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de problemas. Na minha opinião todos os quebra cabeças desse tópico são muito interessantes. O Tangran faz as crianças criarem diversas imagens e a imaginação vai longe.* Pinguim: (atividades de descoberta): O quinto tópico (desenho de um quadrado e triângulo) há um jogo das horas, o desenho é um relógio muito legal. É extremamente interessante e útil para aprender a utilizar relógio corretamente, proposta que normalmente fazemos no caderno. No computador fica muito mais divertido, o computador dá as horas e a criança precisa mexer os ponteiros com o mouse até chegar na hora certa. A medida que vai acertando as horas vão mudando.Adorei!* Sapo (jogos de estratégia): Neste tópico destaco o xadrez, em nossa escola os alunos amam jogar no tabuleiro e nem sempre possuem uma dupla, ali eles podem jogar sozinhos, além de ampliar o raciocínio o xadrez é um jogo maravilhoso de concentração.* Ursinho (Atividades de diversão): Neste tópico também prefiro não sugerir uma atividade determinada, acho que a turma pode ficar livre neste tópico pois todos os joguinhos são divertidos.* Ovelhinha (atividades de matemática): Neste tópico há atividades para todas as séries do Ensino fundamental e também da educação infantil. Destaco o primeiro íten, (desenho de números). Lá há um jogo (desenho de dados) em que a criança precisa escrever o número dos dados antes que ele caia no chão, para as séries iniciais é muito legal, pois o aluno precisa ser ágil e quantificar corretamente para não perder.* Gatinho (descobrir o computador): Nesse ítem há como brincar com os periféricos (mouse e teclado) do computador. Destaco o segundo ítem (desenho de uma pirâmide) onde a criança precisa digitar a letra que aparece rapidamente. Também é muito interessante para séries de alfabetização, pois as crianças precisam escrever rapidamente. Isso ajuda muito a aprender a utilizar o teclado e digitar com mais rapidez.Além de todos esses joguinhos há muitos outros, a barra deferramentas Edubar é formidável, maravilhosa mesmo!
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