quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Explorando a barra de ferramentas " Edubar"

      Durante a aula do curso de tecnologias do dia 12 de setembro, a professora nos mostrou inúmeras possibilidades de como utilizar o computador interdisciplinando com os conteúdos da série sem utilizar a internet.
      A proposta é sugerir alguns jogos para utilizarmos com as crianças e mostrar o caminho para chegar até eles.
Para chegar até os jogos é necessário abrir a Barra de ferramentas “Edubar” que normalmente abre automaticamente e se instala no dekstop dos computadores dos Laboratórios de informática das Escolas Municipais de Ponta Grossa.
     A maioria dos jogos são úteis e bastante interessantes, portanto torna-se difícil escolher apenas alguns para postar aqui, mas é interessante que cada professora entre e explore os jogos e ferramentas deste programa.
Aqui vão algumas sugestões de jogos:
Para todos os jogos o caminho é praticamente o mesmo:
  1. No desktop, (parte superior) há uma barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC;
  2. Vai para Multidisciplinar;
  3. Série educacional (Gcompris)
  4. Vai abrir uma tela colorida com um pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião;
    Do lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros jogos educacionais separados por matérias.
     
    É importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em objetivos ou caminho e explica cerrtinho como jogar.
    Para alguns jogos é necessário ter um fone de ouvido instalado pois ele fala alguns comandos;
    Vou sugerir um joguinho que achei interessante de cada disciplina (animalzinho):
    * Porquinho (atividades de experiência): Ciclo d'água: (é o terceiro tópico, um desenho de uma nuvem com chuva). Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo.
    * Vaquinha (atividades de leitura): Complete com a letra que falta ( é o quinto tópico, um desenho das letras A e C e um ponto de interrogação). Apesar de extremamenter tradicional, as propostas de completar palavras são muito eficazes para as séries iniciais de alfabetização e a medida que você vai clicando e acertando, as palavras vão se tornando mais complexas. No computador, algo que já está praticamente saturado no papel fica muito mais divertido e instigante para as crianças;
    * Ursinho (quebra- cabeça): No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeça para o desenvolvimento físico, neurológico e psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos, algumas pessoas afirmam que esse brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de problemas. Na minha opinião todos os quebra cabeças desse tópico são muito interessantes. O Tangran faz as crianças criarem diversas imagens e a imaginação vai longe.
    * Pinguim: (atividades de descoberta): O quinto tópico (desenho de um quadrado e triângulo) há um jogo das horas, o desenho é um relógio muito legal. É extremamente interessante e útil para aprender a utilizar relógio corretamente, proposta que normalmente fazemos no caderno. No computador fica muito mais divertido, o computador dá as horas e a criança precisa mexer os ponteiros com o mouse até chegar na hora certa. A medida que vai acertando as horas vão mudando.Adorei!
    * Sapo (jogos de estratégia): Neste tópico destaco o xadrez, em nossa escola os alunos amam jogar no tabuleiro e nem sempre possuem uma dupla, ali eles podem jogar sozinhos, além de ampliar o raciocínio o xadrez é um jogo maravilhoso de concentração.
    * Ursinho (Atividades de diversão): Neste tópico também prefiro não sugerir uma atividade determinada, acho que a turma pode ficar livre neste tópico pois todos os joguinhos são divertidos.
    * Ovelhinha (atividades de matemática): Neste tópico há atividades para todas as séries do Ensino fundamental e também da educação infantil. Destaco o primeiro íten, (desenho de números). Lá há um jogo (desenho de dados) em que a criança precisa escrever o número dos dados antes que ele caia no chão, para as séries iniciais é muito legal, pois o aluno precisa ser ágil e quantificar corretamente para não perder.
    * Gatinho (descobrir o computador): Nesse ítem há como brincar com os periféricos (mouse e teclado) do computador. Destaco o segundo ítem (desenho de uma pirâmide) onde a criança precisa digitar a letra que aparece rapidamente. Também é muito interessante para séries de alfabetização, pois as crianças precisam escrever rapidamente. Isso ajuda muito a aprender a utilizar o teclado e digitar com mais rapidez.
    Além de todos esses joguinhos há muitos outros, a barra deferramentas Edubar é formidável, maravilhosa mesmo!

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